Cinco Métodos Para Estudar a Bíblia
Embora a leitura bíblica simples seja valiosa, empregar métodos de estudo aprofundados enriquece a experiência e garante uma compreensão mais completa e precisa das escrituras. Através de ferramentas e técnicas adequadas, o estudioso da Bíblia pode, por exemplo, analisar a estrutura literária dos textos, discernindo diferentes gêneros literários e seus propósitos específicos.
- Método Biográfico: estuda a biografia de personagens bíblicos, tirando lições e princípios que para hoje.
- Método Tópico: estuda uma palavra ou assunto, sistematizando o conhecimento.
- Método Sintético: busca desenvolver um esboço geral de um livro da Bíblia.
- Método Devocional: busca tirar uma aplicação para a vida cristã, geralmente de um texto curto da Bíblia.
- Método Analítico: se dedica a entender a sintaxe (relações de estrutura do texto) e a semântica (o significado das palavras e frases), de modo a compreender a mensagem que Deus deixou escrita em Sua Palavra.
O Método analítico envolve o uso de:
- Gramática: uso correto da lingua escrita e falada. Morfologia – grafia da palavra. Sintaxe – os elementos da frase e suas relações de concordância, subordinação e ordem.
- Linguística: a ciência que estuda a linguagem. Fonética – sons da fala. Fonologia – fonemas e suas função. Semântica – sentido das palavras e a interpretação de sentenças e enunciados.
Por que o destaque para o Método Analítico?
Porque o método analítico é a base de todos os outros métodos. Sempre precisamos olhar o que o texto diz, fazer a análise, antes de tirar lições e aplicar outros métodos.
Exemplo de um estudo Analítico:
Para aprofundar seu conhecimento assista este vídeo – clicando aqui
Um Grande Abraço! – Márcio Trindade